Koka - A verdade por trás de O Galinho Chicken Little da Disney
A verdade por trás de O Galinho Chicken Little da Disney
27/04/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

A verdade por trás de O Galinho Chicken Little da Disney

Quem assiste à comédia de ficção científica de 2005, O Galinho Chicken Little, nem imagina que a animação não é a primeira, mas sim a segunda adaptação que a Disney fez da história de Henny Penny, um popular conto europeu sobre os perigos da histeria coletiva. A primeira versão animada da história trazia um tom sombrio e uma mensagem anti-fake news da Segunda Guerra Mundial.

O relato folclórico oral sobre uma galinha que acredita que o mundo está chegando ao fim e causa pânico na população é conhecido desde o início do século 19 e foi referenciado diversas vezes na literatura, cinema, TV, musicais e óperas.

Em 1943, a Walt Disney fez sua primeira versão do clássico por meio de um curta-metragem de animação chamado Chicken Little. Com menos de 9 minutos de duração, o vídeo conta a história de um galinho ingênuo que acredita em fake news contadas por uma raposa, trazendo sérias consequências para sua comunidade.

O enredo serviu de base para o longa-metragem de 2005, com um desenvolvimento mais assustador e convincente, sendo uma propaganda antinazista durante a Segunda Guerra Mundial. Dirigido por Clyde Geronimi, Chicken Little se passa em uma granja onde uma raposa planeja comer todas as galinhas, utilizando um livro de psicologia para consulta.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: