Koka - Atividade Solar Aumenta e Explosões se Tornam Difíceis de Acompanhar
Atividade Solar Aumenta e Explosões se Tornam Difíceis de Acompanhar
09/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Atividade Solar Aumenta e Explosões se Tornam Difíceis de Acompanhar

Desde o dia 3 de maio, a região ativa AR3663 registrou cinco erupções de classe X e mais de 20 de categoria M. Isso levanta questões sobre os impactos na Terra.

No momento, duas grandes regiões ativas, AR3663 e AR3664, estão em destaque, com grupos de manchas solares. AR3663 já é a mais ativa deste ciclo solar, com várias erupções de classe X em seu histórico.

Enquanto isso, AR3664 dobrou de tamanho em 48 horas, tornando-se uma das maiores do ciclo. Durante uma erupção X1.0, a sonda Solar Dynamics Orbiter parece balançar, conforme mostrado em um vídeo.

Ejeções de massa coronal, nuvens de plasma expelidas da atmosfera solar em direção ao espaço, também foram observadas. Quando essas ejeções atingem a Terra, tempestades geomagnéticas ocorrem, resultando em auroras boreais.

Durante as erupções, AR3663 e AR3664 apresentaram configuração magnética beta-gama-delta, indicando alta probabilidade de erupções intensas a qualquer momento. Outras regiões ativas do Sol permaneceram inativas e estáveis.

Algumas ejeções de massa coronal resultaram em tempestades geomagnéticas de classe G2 ou G3. Uma CME lançada pela explosão da mancha AR3664 deve atingir a Terra em 11 de maio, podendo causar tempestades geomagnéticas de classe G2 ou G3.

Tempestades solares são eventos naturais que ocorrem regularmente durante o ciclo solar.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: