Koka - Descoberta molécula que pode explicar perda de água em Vênus
Descoberta molécula que pode explicar perda de água em Vênus
09/05/20242 min
Acessibilidade
Compartilhar

Descoberta molécula que pode explicar perda de água em Vênus

Pesquisadores da Universidade do Colorado descobriram uma molécula que pode explicar como Vênus perdeu sua água, transformando-se no planeta quente que conhecemos hoje. Apesar de ser semelhante à Terra em tamanho e densidade, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.

Estudos indicam que há bilhões de anos, Vênus possuía tanta água quanto a Terra. No entanto, a formação de nuvens de dióxido de carbono na atmosfera do planeta desencadeou um intenso efeito estufa, elevando as temperaturas para 740 ºC, capazes de derreter chumbo.

O novo estudo realizou modelagens computacionais de Vênus, analisando as reações químicas na atmosfera do planeta. Os pesquisadores identificaram a molécula HCO+ como responsável por remover a água remanescente do planeta, contribuindo para sua condição desértica atual.

A molécula HCO+ é constantemente produzida e atua na remoção das últimas gotas de água da atmosfera de Vênus, e possivelmente também contribuiu para a perda de água em Marte. A descoberta sugere que Vênus passou por um processo que resultou em sua alta temperatura atual.

Faça login para comentar
Faça um comentário:

Comentários:

0 Comentários postados

Entre em contato para assuntos comercias, clique aqui.

Veja também: